Formação em Percussão e Bateria Brasileira
Eder "O" Rocha
rua Apodi, 143, V. Siciliano - Lapa, São Paulo - SP
metodopregobatido@gmail.com/11.95100-7513
CURSO COMPLETO
CURSO DE PERCUSSÃO BRASILEIRA
PREPARATÓRIO / BASICO I II e III
INTERMEDIARIO E AVANÇADO
2023
Duração de 4 (quatro) anos
Por: Eder “O” Rocha
Prego Batido
O nome vem da expressão muito usada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. “Quando o trabalho é bem feito o prego foi batido, Prego Batido com a ponta virada.”
Prego Batido é uma Escola Itinerante de Percussão Brasileira, um método de ensino
desenvolvido por Eder “O” Rocha, onde alia a tradição oral à linguagem da música escrita.
Com o objetivo de transmitir o conhecimento tradicional através de códigos escritos.
O Ensino da Percussão e dos ritmos da Cultura Popular Brasileira cumpre o desafio de tornar os instrumentos de percussão tão respeitados quanto qualquer instrumento musical.
Na busca desse equilíbrio entre a linguagem erudita e popular, a escrita musical é utilizada para registro e transmissão de informações da nossa cultura, até então conhecida apenas por meio da tradição oral. A partir do seu Livro Método Zabumba Moderno, 2004, Eder deu inicio a essa metodologia para o ensino da Percussão Brasileira. O material didático é produzido a partir de uma pesquisa acerca dos instrumentos de percussão na cultura musical brasileira: tipos de instrumentos, qualidades, contexto onde estão inseridos, diferentes técnicas, características acústicas, diferentes modos de tocá-los, de acordo com as Regiões e grupos sociais específicos.
Atualmente a Prego Batido oferece cursos itinerantes, oficinas de percussão, eventos culturais, apresentações musicais do Grupo Prego Batido de Percussão Brasileira, além de produzir os outros trabalhos musicais que contam com a participação de Eder “O” Rocha, como o Terno Quente, Édella, Velho Maza, Sebastião Biano e seu terno Esquenta Muié.
O CURSO:
PREPARATÓRIO/
Tempo cíclico
Compreensão da música como sendo cíclica.
A compreensão do pulso e sub-pulso orgânico com referencia na música dos índios Caiapós.
A concretização da música através da dança, remetendo a escrita musical.
Movimentos lineares e circulares para a compreensão dos ciclos denominados tempo, compasso e frase.
Compreensão de sub-pulsos binários e ternários.
Tocando o Maracá e a matraca.
Polirritmia orgânica em função da compreensão do intelecto.
Elementos de formação das regras musicais – Apoio e suspensão, Tempo forte e fraco, simbologia dos números 1, 2 e 3 como construção de ciclos, individuo e coletivo, expressão da fala de um povo e seu ritmo, regente e regência, tempo, compasso e formula de compasso, principio das contagens dos ciclos macro e micro.
Relógio / Pulsação Simples (binária) e Composta (ternária).
Combinações com os cinco elementos verticalmente.
Compreensão do pulso e sub pulso.
Introdução a compasso, regência e fórmula de compasso.
Valores, ponto de aumento, ponto de diminuição, legato e métrica e sinais de repetição
Combinações e formação de estruturas cíclicas musicais.
Contagens.
Articulação.
Rítmicas com as mãos e marcação básica com os pés.
Instrumentos:
Corpo: Tempo cíclico – Relógio – Progressão – Contagem.
Independência: - Combinações rítmicas brasileiras (voz, mão esquerda, mão direita, pé esquerdo, pé direito).
Maracá: Primeira reprodução de pulso e sub-pulso através de um artefato.
Matraca: Compreensão de sub-pulsos binários e ternários.
Ferro: Frase cíclica de conclusão do exercício pulso e sub-pulso simultâneo.
MÓDULO 1
Apresentação dos instrumentos: Atabaque, caixa, pandeiro e teclado (vibra fone)
Alongamento para os braços e pernas
Aquecimento para a musculatura das mãos e braços.
Lendo com o pandeiro
Introdução à campana da música afro-brasileira.
Compasso simples e composto.
Acento métrico, síncope e contratempo.
Toques com as mãos (instrumento atabaque).
Afinação dos Atabaques
Técnica, coordenação, controle dos golpes.
Articulação.
Toques com baquetas (instrumento caixa)
Baqueta como extensão do braço.
Exercícios de fixação da baqueta nas mãos.
Técnica para os toques com baquetas (com preparação e sem preparação).
Técnica, coordenação, controle das baquetas.
Afinação da caixa.
Toque simples.
Progressão rítmica.
Exercícios com metrônomo.
Andamentos e BPM (batidas por minutos).
Escrita e leitura musical.
Toques com baquetas macias (instrumento vibra fone).
Notas e pautas.
Clave de sol e clave de fá na quarta linha.
Semitom, tom, alterações.
Modos Litúrgicos.
Escalas maiores.
Ritmos:
Ijexá, Jongo, Congo de ouro, barra-vento e cabula (angola) e nagô – atabaque e agogô.
Instrumentos:
Pandeiro e agogô: Leitura rítmica
Caixa Clara: Toques com baquetas: - Baqueta como extensão do braço.
Exercícios de fixação da baqueta nas mãos.
Técnica para os toques com baquetas (com preparação e sem preparação).
Técnica, coordenação, controle das baquetas - Toque simples - Progressão rítmica - Exercícios com metrônomo.
Atabaque: Toques com as mãos: - Golpes abertos; agudo, médio, grave - Golpes fechados: agudo, médio, grave - Técnica, coordenação, controle dos golpes - Toque simples - Progressão rítmica - Exercícios com metrônomo.
Vibrafone: Leitura nas claves de sol, de fá, semitom, tom e alterações.
MÓDULO 2
Introdução à rítmica brasileira.
Combinações rítmicas brasileiras.
Articulação da mão mais expressiva e sua rítmica.
Assento natural.
Assento artificial com articulação alternada e com articulação da mão mais expressiva.
Rulo múltiplo baseado na articulação da mão mais expressiva.
Dinâmica.
Rudimentos.
Independência.
Combinações rítmicas brasileiras.
Combinações rítmicas afro-brasileiras.
Leitura rítmica e melódica.
Articulação.
Escalas menores, escala maior – forma harmônica, tons vizinhos, modulação, transporte, teoria “alemã” dos compassos, transposição dos modos litúrgicos, escalas artificiais, quiálteras, expressão, escalas exóticas, abreviaturas, termos especiais, escala geral, nomenclatura das notas, acordes de quinta e suas cifragens, ornamentos.
Ritmos:
Macumba de caboclinho - Atabaque.
Maracatu de Fortaleza, Cacuriá, Ciranda da Zona da Mata Norte de Pernambuco, Perré (Caboclinho), Baião (Caboclinho), Ciranda litorânea, Maracatu de Baque Virado – Caixa.
Instrumento: Pandeiro, caixa Clara, atabaque e vibrafone.
MÓDULO 3
Estudos técnicos.
Mês I – Atabaque.
Mês II – Pandeiro.
Mês III – Caixa (bateria).
Mês IV – Vibrafone
Ritmos e melodias de sambas, dos forros e maracatus do nordeste.
INTERMEDIÁRIO
AFOXÉ
Ritmo: Ijexá
Instrumentos: Atabaque, agbê, agogô e tam-tam.
JONGO
Ritmo: Jongo
Instrumento: Tambú, candoguero, atabaques e agogô.
CIRANDA
Ritmo de ciranda
Instrumentos: Bombo, caixa e ganzá.
CAVALO MARINHO
Instrumentos: Pandeiro, baje, mineiro e bexiga.
TRIBOS DE CABOCLINHOS
Ritmos: Perré, Baião e Guerra, tesoura e macumba.
Instrumentos: Bombo, caracaxá, preaca, caixa e atabaque.
COCO DE EMBOLADA
Instrumentos: Pandeiro.
FORRÓ
Ternos de Forró
Ritmos:Xote, Baião, Arrasta-pé, xaxado e coco.
Instrumentos: Zabumba, triângulo, agogô, ganzá e pandeiro.
SAMBA DE MESA
Ritmo: Partido alto Instrumentos: Pandeiro, surdo, ganzá, agogô, tamborim, rebolo e repique de anel.
BOI DE ZABUMBA
Ritmo: Zabumba
Instrumentos: Zabumba, panderito, tambor onça, maracá.
BOI DE MATRACA
Ritmo: Sotaque da ilha e da baixada
Instrumento: Pandeirão, matraca e tambor onça
MARACATU DE BAQUE VIRADO
Ritmo: Marcação, malê, arrasto
Instrumentos: Gonguê, alfaia, caixa, ganzá, tarol.
MARACATU DE BAQUE SOLTO
Ritmos: Marcha e samba
Instrumentos: Bombo, tarol, mineiro, gongué, porca.
ZAMBÊ
Ritmo: Coco
Instrumento: Zambê, chama e lata.
AVANÇADO
TAMBOR DE CRIOULA
Ritmo de tambor
Instrumento: Tambor grande, meão e crivador.
TAMBOR DE CRIOULA DE TABOCA
Ritmo de tambor
Instrumento: Tabocas.
MARACATU DE BAQUE VIRADO
Ritmo: Martelo, parada, virado, afoxé
Instrumentos: Gonguê, alfaia, caixa, ganzá, tarol, agbê, atabaque.
MARACATU DE BAQUE CRUZEIRO DO FORTE
Ritmos: Macumba, Marcha e Samba.
Instrumentos: Bombo, tarol, mineiro, gongué, porca.
COCO RURAL
Ritmo: Coco
Instrumentos: Bombo, tarol e mineiro.
COCO DE RODA
Ritmo: Coco
Instrumento: Bombo, ganzá, pandeiro, agogô, tarol, atabaque e tamanco.
FREVO
Ritmo: Marcha de rua e marcha de bloco
Instrumento: Pandeiro, surdo, caixa.
Bibliografia auxiliar:
Vídeo “O Povo Brasileiro” / Isa G. Ferraz (do livro “O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro)
- Rítmica / José Eduardo Gramani
- Zabumba Moderno / Eder “O” Rocha
- Método Completo para Caixa Clara (nível I e II)
- Stick Control / George Lawrence
- Guia teórico-prático / Pozzoli
- Teoria da Música / Bohumil Med