top of page

ZABUMBA MODERNO

EDER “O” ROCHA LANÇA LIVRO ENSINANDO A MODERNIDADE DO ZABUMBA

ZABUMBA MODERNO é o titulo que Eder “O” Rocha dá a seu mais recente trabalho: um livro didático que explora um pouco da experiência do músico de 38 anos, 21 de percussão. Depois de experiências nas Orquestras e Bandas Sinfônicas, onze anos - três discos gravados - com o grupo Mestre Ambrósio, 12 anos de dedicação à Nação de Maracatu Estrela Brilhante de Recife e, em 2003, o lançamento do seu primeiro disco solo “O circo do Rocha – Estreando filho de Santos”, propõe uma nova forma de se expressar, com a didática acadêmica do livro e a linguagem oral em um disco que acompanha o projeto. O autor expõe, em seu livro que numera como volume I, o método baseado nas diversas festas populares do nordeste, dos três principais ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. É oferecida uma verdadeira viagem rítmica pelo nordeste do Brasil, dividida em três capítulos. “O” Rocha fala sobre o zabumba tocado com o bacalhau (baqueta fina) no I capítulo, sobre o zabumba tocado nas bandas de pífanos e sua modernidade, no II capítulo, e o III e último capítulo traz a “zabumbateria”, nome dado pelo autor para a percussão múltipla que usava no grupo Mestre Ambrósio, ou seja, set composto por bumbo, hi-hat, zabumba e caixaprato; este último instrumento também foi batizado pelo autor, é a sucata de um prato sobre uma caixa-clara. No apêndice, partituras para zabumbateria de “Povo” e “Vida”, duas músicas tocadas por Eder “O” Rocha no grupo Mestre Ambrósio, de autoria de Sérgio Cassiano

EDER “O” ROCHA reúne habilidade de músico erudito e popular. Técnico em percussão erudita, integrou banda e orquestras sinfônicas, em Recife e Rio Grande do Norte/BR. Paralelamente, dirigiu e participou de diversos grupos populares que se inspiravam na tradição musical de sua terra, Pernambuco/BR. Tais experiências levaram o autor a buscar o equilíbrio entre a linguagem erudita e popular, utilizando a escrita musical para registro e transmissão de informações de uma cultura, até então conhecida apenas através da tradição oral.

Sua participação no Maracatu Nação de Baque Virado Estrela Brilhante de Recife e grupo Mestre Ambrósio foram expressivas contribuições para a elaboração desse pensamento. Também os sucessivos workshops e clínicas, ministrados pelo Brasil e exterior, ajudaram-no a construir um caminho didático, que resultou na elaboração deste método.

O ZABUMBA MODERNO é um conceito criado pele autor, em que o zabumba, instrumento “universal”, é utilizado em diversos contextos musicais brasileiros, alem do tradicional forró. Inspirado no ecletismo das bandas de pífanos – grupos musicais populares do nordeste, Eder “O” Rocha desenvolve novas técnicas de execução e amplia as possibilidades sonoras do zabumba, num criativo set, que denominou ZABUMBATERIA.

Tags:

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page